Notícias

Veja quem tem prioridade

Programa Minha Casa, Minha Vida ganhará 100 mil novas unidades habitacionais

Por Redação com agências 12/02/2025 15h03
Programa Minha Casa, Minha Vida ganhará 100 mil novas unidades habitacionais

O governo federal lançará uma nova seleção no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, com a oferta de 100 mil unidades habitacionais. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, nesta quarta-feira (12). O detalhamento da nova seleção será apresentado em reunião às 14h de hoje, em Brasília, com a participação de outros ministérios e prefeitos presentes no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

Jader Filho convidou os prefeitos e prefeitas a participarem da reunião, onde serão fornecidas informações sobre os critérios e modalidades da nova seleção. Parte dos recursos virá do Orçamento Geral da União, enquanto outras modalidades contarão com financiamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), conforme explicou o ministro.

Durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jader Filho informou que o governo planeja realizar ajustes na estratégia de financiamento com o FGTS. “Vamos discutir com o fundo para facilitar o acesso dos prefeitos aos recursos, permitindo a criação de novas infraestruturas, como sistemas de água, esgoto e mobilidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades”, afirmou.

Prioridade para projetos mais avançados

O ministro destacou que as prefeituras que apresentarem projetos mais avançados terão prioridade na seleção para a construção das novas unidades habitacionais. “Aqueles que vivem de aluguel, em áreas de risco ou nas ruas, têm pressa. Precisamos agilizar o processo, priorizando projetos mais maduros e prefeitos e empresas com planos mais desenvolvidos, para que se transformem rapidamente em obras”, ressaltou Jader Filho.

A seleção de 100 mil unidades habitacionais será uma nova etapa do programa, com a implementação de ajustes para melhorar a execução. O ministro também enfatizou que será feita uma análise das causas dos atrasos de obras nas seleções anteriores para acelerar o processo na atual. Além da seleção de unidades habitacionais, o governo prepara duas novas seleções voltadas para obras de contenção de encostas e drenagem, com foco na prevenção de desastres naturais. Jader Filho também mencionou uma seleção para projetos de abastecimento de água rural, com a colaboração dos governos estaduais, especialmente em áreas afetadas pela seca.



WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu