Notícias
Viralização de vídeos com medicamento 'Tadalafila' gera alerta do Conselho Regional de Farmácia em Alagoas
Nesta semana, vídeos que mostram um carro plotado com a marca do medicamento Tadalafila ganharam grande repercussão nas redes sociais. Imagens de um influenciador digital distribuindo caixas do remédio, utilizado para combater a impotência sexual, também circularam. O local de distribuição foram espaços públicos em Maceió, como a Praia de Ponta Verde e um shopping.
Após a viralização, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas (CRF-AL) emitiu um comunicado oficial alertando sobre os riscos dessa prática, que configura infrações legais e sanitárias graves, além de oferecer risco à saúde pública.
De acordo com o CRF-AL, a distribuição indiscriminada de medicamentos viola a legislação sanitária brasileira, especialmente a Lei nº 5.991/1973, que regula o comércio de medicamentos. O artigo 12 dessa lei estabelece que a dispensação de medicamentos deve ser feita exclusivamente em farmácias e drogarias, sob a responsabilidade de um profissional qualificado.
A nota do Conselho destaca ainda que distribuir medicamentos sem a devida prescrição ou orientação é uma infração ao Código Penal (artigo 273), que proíbe a venda ou entrega, mesmo que gratuita, de produtos medicinais sem as autorizações necessárias. A prática também contraria a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 44/2009 da Anvisa, que regula as boas práticas para a dispensação de produtos farmacêuticos.
O CRF-AL expressou grande preocupação com a possível apologia ao uso recreativo de medicamentos, algo que pode incentivar o consumo irresponsável de substâncias que devem ser utilizadas exclusivamente sob supervisão profissional.
O que é o Tadalafila e seus riscos
O Tadalafila é um medicamento que deve ser utilizado exclusivamente com prescrição médica, geralmente indicado para o tratamento da disfunção erétil e hipertensão arterial pulmonar. O uso inadequado do medicamento, sem orientação médica, pode acarretar efeitos colaterais sérios, como hipotensão (pressão arterial baixa), problemas cardiovasculares e reações alérgicas.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tráfico
ROCAM prende jovem de 26 anos suspeito de tráfico no Centro de Arapiraca
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas


