Notícias
Número de alunos da rede estadual de Alagoas que ingressaram no ensino superior cresce 36%

O ingresso de estudantes da Rede Estadual no Ensino Superior cresceu 36% entre 2024 e 2025. Dados da Gerência Especial de Exames para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontam que o número de alunos concluintes do ensino médio da Rede Estadual que conquistou vaga em uma universidade pública ou faculdade particular passou de 1.099 em 2024 para pouco mais de 1.400 em 2025.
Esses dados contemplam instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) e faculdades particulares via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni).
“Este resultado é muito significativo para a Rede Estadual de Alagoas. Aumentamos o número de inscritos, com quase 100% dos concluintes inscritos; aumentamos o número de participação efetiva nos dois dias de prova, com 80% dos inscritos comparecendo nas provas e ampliamos o número de aprovados no Ensino Superior já na primeira chamada. Isso demonstra o trabalho de todas as escolas, dos professores no engajamento dos estudantes e na preparação para que eles estivessem confiantes para ir em busca de uma vaga no Ensino Superior”, comemora a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
A gerente especial de Exames para o Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, celebra o resultado, que é consequência do engajamento de professores e estudantes de toda a Rede Estadual por meio do Programa Foca o Enem, o que inclui, dentre outras ações, aulões presenciais e online, videoaulas, aplicação de simulados e distribuição de kits para os estudantes.
“As ações do Programa Foca o Enem e do Programa Professor Mentor estão construindo uma cultura de preparação dos estudantes para a participação no Enem, e consequentemente, acesso ao Ensino Superior. Tivemos inclusive alunos aprovados em alguns dos cursos mais concorridos do Sisu, a exemplo de Medicina, Direito e Odontologia. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar mobilizando nossos estudantes para a consolidação de seus projetos de vida e para as oportunidades que apenas a educação pode proporcionar”, reflete.
SONHO REALIZADO
Cláudio Matheus Soares, concluinte pelo Colégio Tiradentes Arapiraca, e Benjamin Paciência, que terminou o ensino médio na Escola Estadual Pedro Teixeira, de Maceió, conquistaram uma vaga nos cursos de Medicina (Cláudio) e Direito (Benjamin) da Ufal, em 1º lugar por meio do Sistema de Cotas PPI.
“Passar em Medicina na Ufal me traz uma sensação de dever cumprido, como também me faz feliz por saber que estou inspirando outros colegas, pois, a partir do meu exemplo, eles veem que é possível concluir o ensino médio e ingressar no curso dos seus sonhos logo na primeira tentativa. Sou muito grato a minha escola pelo ensino de qualidade e pelo apoio que recebi durante todos estes anos. Eles são uma verdadeira rede de acolhimento e companheirismo”, destaca Cláudio, que também multimedalhista olímpico de competições como as olimpíadas brasileiras de Matemática (OBMEP), Física (OBFEP) e Ciências (ONC) e Astronomia e Astronáutica (OBA).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dados da Seduc
Número de alunos da rede estadual de Alagoas que ingressaram no ensino superior cresce 36%
-
Economia
Calor prejudica lavoura de café, soja e arroz, diz especialista
-
Campeonato Carioca
Flamengo busca título da Taça Guanabara diante do Maricá
-
Levado à delegacia
Suspeito é detido pela população após tentar roubar celular dentro de ônibus na Mangabeiras
-
Veja como solicitar o serviço
Em um ano, Autarquia de Limpeza Urbana atendeu mais de 3.800 pedidos de Coleta de Volumosos