Notícias
Em Alagoas, 86 mil eleitores podem ter o título cancelado
Em Alagoas, 86.060 eleitores que não votaram por três turnos consecutivos, não justificaram a ausência dentro do prazo estabelecido e não pagaram as multas correspondentes estão em risco de ter o título eleitoral cancelado. Esses eleitores foram atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira, 11 de março, e devem regularizar sua situação até o dia 19 de maio.
O cancelamento do título eleitoral não só impede o exercício do voto, mas também traz uma série de consequências, como a impossibilidade de tomar posse em cargo público, obter passaporte, matricular-se em instituições de ensino e realizar qualquer outro ato que exija a quitação eleitoral.
Regularizar a pendência é simples. Os eleitores podem quitar as multas referentes aos turnos ausentes por meio do Autoatendimento do Eleitor, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) ou pelo aplicativo e-Título. O pagamento pode ser feito via boleto, Pix ou cartão de crédito, de forma prática e sem sair de casa.
Quem preferir, pode também comparecer a um cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Além disso, nos postos de atendimento presenciais, os eleitores podem realizar a coleta de dados biométricos (foto, digitais e assinatura), atualizar informações cadastrais, incluir o nome social, fazer autodeclaração racial e atender às necessidades de pessoas com deficiência.
Para saber se seu título está na lista de possíveis cancelamentos, o eleitor pode acessar o portal do TRE/AL (www.tre-al.jus.br). No AutoAtendimento, basta selecionar a opção "7 - Consultar situação eleitoral" no menu inicial e inserir os dados solicitados.
Vale ressaltar que o cancelamento do título não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e pessoas não alfabetizadas), aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida que comprovem dificuldade para votar, nem em casos de justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polêmica
Decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment no STF gera forte reação no Congresso
-
Colisão
Motociclista morre após colisão com carro em Ibateguara; veículo chegou a pegar fogo
-
Sem causa definida
Mulher é encontrada morta em Craíbas; marcas no corpo levam caso a investigação do IML
-
Confira
Natal de Maceió 2025 começa neste sábado com luzes, shows e presépio à beira-mar
-
Oportunidade
Confira as vagas ofertadas pelo IEL nesta semana



