Notícias

100 atendimentos em dois dias

Mutirão de colonoscopia no Hospital da Cidade ajuda a reduzir filas e promover a prevenção do câncer de intestino

Por Redação 07/04/2025 16h04
Mutirão de colonoscopia no Hospital da Cidade ajuda a reduzir filas e promover a prevenção do câncer de intestino

Neste fim de semana, o Hospital da Cidade (HC) realizou um mutirão de exames de colonoscopia com o intuito de diminuir a fila de espera no Sistema de Regulação Pronto. Foram oferecidos 100 procedimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 50 no sábado (5) e 50 no domingo (6).

Além de acelerar o atendimento à demanda reprimida, a ação também teve um forte enfoque na conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de intestino. A detecção precoce desse tipo de câncer pode salvar vidas, já que, quando identificado em estágios iniciais, o tratamento é muito mais eficaz e a taxa de cura é elevada.

De acordo com Eleusa Farias, gastroenterologista, endoscopista e Coordenadora do Serviço de Endoscopia do HC, que liderou o mutirão, iniciativas como esta são fundamentais para garantir agilidade nos exames e aumentar a conscientização da população. Ela ainda ressaltou que, desde o início do funcionamento do setor de endoscopia e colonoscopia, há um ano, o HC já realizou cerca de 4 mil endoscopias digestivas e 2.500 colonoscopias.

"Este exame é essencial para identificar lesões ainda em estágios iniciais, quando o câncer pode ser prevenido ou tratado de forma muito mais eficaz. Além de otimizar a fila de espera, o mutirão desempenha um papel educativo importante sobre as doenças do trato digestivo", afirmou Eleusa.

O mutirão foi dividido em dois dias, com 50 atendimentos realizados em cada data, proporcionando mais agilidade e acesso aos pacientes que aguardam para realizar o exame.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu