Notícias

Bastidores

Moro rebate críticas de Gilmar Mendes e questiona vínculos do ministro com a CBF

Troca de farpas ocorreu durante conferência em Harvard; senador menciona contratos entre CBF e instituto ligado a Gilmar

Por Redação com agências 14/04/2025 12h12 - Atualizado em 14/04/2025 13h01
Moro rebate críticas de Gilmar Mendes e questiona vínculos do ministro com a CBF

O senador Sérgio Moro (União) reagiu neste sábado (12) às críticas feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes durante a Brazil Conference, realizada em Harvard, nos Estados Unidos. Gilmar defendeu o ministro Alexandre de Moraes e rechaçou comparações com o ex-juiz da Lava Jato, acusando-o de ter se alinhado politicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante o painel, Gilmar afirmou que Alexandre de Moraes não deve ser afastado das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro e ironizou a trajetória de Moro. “Não se pode nem de longe comparar Alexandre com Moro. Moro, de fato, se associa ao Bolsonaro”, disse, acrescentando que se orgulha de ter contribuído para o fim da Operação Lava Jato, que classificou como “organização criminosa”.

Em resposta, Moro questionou as relações de Gilmar Mendes com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Gilmar Mendes deveria primeiro explicar as relações dele com a CBF. Ele foi perguntado a respeito pelos presentes?”, disse, em nota. A crítica se refere à decisão de Gilmar que devolveu Ednaldo Rodrigues à presidência da entidade em 2023, além do contrato entre a CBF e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), fundado pelo ministro, para administrar a CBF Academy.

Durante a conferência, Gilmar também rebateu críticas ao Supremo por suposto “ativismo judicial” e defendeu o protagonismo coletivo da Corte. Ao comentar a atuação dos ministros, fez uma analogia com o desempenho da seleção brasileira: “Todos sabem que a seleção não está indo muito bem”.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu