Notícias
Macas ginecológicas para mulheres com deficiência estão disponíveis em quatro unidades de saúde
Maceió é o primeiro município a oferecer o equipamento, desde fevereiro de 2024
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza em quatro Unidades de Saúde macas ginecológicas adaptáveis para o público feminino PCD.
A iniciativa proporciona acessibilidade e adaptabilidade na realização de citologias e consultas de ginecologia para mulheres com dificuldades de mobilidade. Maceió é o primeiro município a oferecer o equipamento adaptável, desde fevereiro de 2024.
Suzangela Mendonça, coordenadora-técnica do programa de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, informou que os serviços foram ampliados para atender melhor o público feminino PCD.
“O serviço de assistência ginecológica à mulher com deficiência começou à ser oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, localizada no bairro Santa Amélia, mas atualmente foi ampliado para o Pam Salgadinho (Poço), no bloco C, na URS Antônio de Pádua (Petrópolis) e na URS Hamilton Falcao (Benedito Bentes) para melhor atender de forma inclusiva”, informa.
Acesso
O acesso ao serviço se dá através de buscas ativas que os profissionais realizam nos bairros onde são utilizadas as macas ginecológicas adaptáveis para identificar o público feminino que pode ser beneficiado pelo equipamento. Médicos e enfermeiros solicitam encaminhamentos para realização de exames, que são agendados na própria unidade de saúde.
Nas demais unidades de saúde, ao ser identificada a necessidade de utilizar a maca ginecológica adaptável, os profissionais podem encaminhar para as que possuem o equipamento. Dessa forma, a diretoria do posto entra em contato com as unidades que possuem a maca e realiza a marcação para a usuária realizar o procedimento ginecológico.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Compromisso institucional
MP de Alagoas recebe selo nacional por ações de enfrentamento ao feminicídio
-
Cidadania
Circuito Câmara encerra ano com mais de 200 participantes e diversidade de públicos
-
Vítima segue em recuperação
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio após cavalgada em Pão de Açúcar
-
20 DE DEZEMBRO
Ícone da MPB, Toquinho celebra 60 anos de carreira e apresenta o último show do ano em Maceió
-
Jorge Pinheiro comenta nova fase de estabilidade e eficiência após concluir fusão com a NDI



