Notícias
Ecoboats retiraram mais de 120 toneladas de entulhos da lagoa e das praias da capital
Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis, pneus e recicláveis que são descartados de forma irregular
Desde o mês de dezembro de 2022, a Prefeitura de Maceió conta com três catamarãs para ampliar a limpeza da lagoa Mundaú e das praias da capital. Denominado Ecoboat, o equipamento recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e os objetos que ficam boiando no ecossistema lagunar e marítimo. No primeiro trimestre deste ano, os barcos retiraram mais de 120 toneladas de materiais destes locais.
Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis, pneus e recicláveis que são descartados de forma irregular. O equipamento, operado por três agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) cada, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirado da água.

Agentes de limpeza operam equipamentos que retiram entulhos das águas. Foto: Ascom Alurb
"Temos cuidado bastante do bairro do Vergel, da Lagoa Mundaú e também da nossa orla. Mas, infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar neste ecossistema, prejudicando o meio ambiente", ressaltou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ao explicar a importância da instalação do equipamento.
Durante o verão, o equipamento participou de ações com foco nas piscinas naturais, intensificando o recolhimento nas segundas-feiras a fim de captar tudo que foi deixado para trás por visitantes. Já na Lagoa, o esforço é realizado no mangue, objetivando preservar e permitir que as espécies deste bioma voltem a se desenvolver.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



