Notícias

Impacto econômico e geração de emprego

Temporada de cruzeiros 2024/2025 é encerrada com recorde histórico em Maceió

Por Redação 24/04/2025 15h03
Temporada de cruzeiros 2024/2025 é encerrada com recorde histórico em Maceió

Maceió se despede nesta quinta-feira (24) da maior temporada de cruzeiros já registrada na capital alagoana. Com a chegada do navio Costa Diadema, a cidade contabiliza 30 escalas de 11 navios diferentes, totalizando cerca de 148 mil leitos ofertados e consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

A temporada 2024/2025 teve início em 18 de novembro de 2024, com a chegada do Costa Pacifica. Desde então, a Prefeitura de Maceió promoveu uma série de ações para melhorar a experiência dos visitantes. Entre elas, destacam-se melhorias na infraestrutura do Terminal de Passageiros do Porto de Maceió, reforço na Central de Atendimento ao Turista, e montagem de estandes de artesanato e gastronomia local, além de suporte logístico a operadores turísticos e comerciantes.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Eduardo Monteiro, a temporada teve papel importante no fortalecimento da economia local, com geração de empregos e aumento no fluxo turístico.
“Cada cruzeirista movimenta a nossa economia ao consumir o que Maceió tem de melhor, seja na gastronomia, no artesanato, nos atrativos culturais ou naturais. Muitos voltam futuramente como turistas. A gestão do prefeito JHC e do vice Rodrigo Cunha está comprometida com o fortalecimento do setor por meio de obras estruturantes e promoção do destino em mercados estratégicos”, afirmou.

Segundo a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), cada turista desembarcado movimenta, em média, R$ 606 no comércio local. Com base nesse dado, estima-se que a temporada tenha injetado mais de R$ 80 milhões na economia maceioense.

Para Marcos Batalha, presidente da Abrasel em Alagoas, os bares e restaurantes da orla e do bairro histórico do Jaraguá foram os mais beneficiados. “Foi uma temporada que aqueceu nosso setor. A presença constante de turistas fez a diferença no faturamento dos estabelecimentos”, pontuou.

Porto de Maceió faz história com rota internacional
- Um dos momentos marcantes da temporada foi a escala inédita do navio Costa Pacifica, no dia 30 de março de 2025, que partiu de Maceió com destino à Europa. Essa foi a primeira vez que a capital alagoana serviu como ponto de embarque para uma travessia transatlântica. Esse feito consolida Maceió como um ponto estratégico nas rotas internacionais de cruzeiros, reforçando seu potencial como destino turístico e ponto de conexão intercontinental.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu