Notícias
Governo autoriza convocação de 4.330 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado
Nomeações devem começar em maio; concurso é considerado o maior já realizado no Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A autorização foi oficializada por meio da Portaria nº 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (25).
Com a medida, 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos em cargos que não exigem curso de formação inicial como etapa do certame. Caberá a cada órgão efetivar as nomeações e dar posse aos novos servidores.
A expectativa do MGI é que as primeiras nomeações sejam publicadas já em maio. As vagas contemplam cargos de nível médio e superior distribuídos entre os oito blocos temáticos do concurso, abrangendo áreas como:
Administração
Educação
Estatística
Engenharia
Comunicação
Tecnologia
Políticas públicas
Entre os órgãos contemplados estão ministérios como:
Ministério da Gestão e da Inovação
Ministério da Agricultura e Pecuária
Ministério da Cultura
Ministério da Saúde
Ministério do Planejamento
Além disso, instituições como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também estão autorizadas a nomear aprovados.
A portaria do MGI se fundamenta na Lei Orçamentária Anual de 2025, que garante os recursos necessários para a realização das nomeações.
O maior concurso público do Brasil
Conhecido como o Enem dos Concursos, o CPNU é considerado o maior concurso público já realizado no Brasil. Em 2024, foram 2.144.397 inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.
A primeira edição do concurso foi realizada em 18 de agosto de 2024, com provas aplicadas simultaneamente em 218 cidades em todos os estados brasileiros, com o objetivo de democratizar o acesso aos cargos públicos federais.
Cerca de 1 milhão de candidatos participaram das provas objetivas e discursivas. O processo de inscrição foi facilitado com o pagamento de uma única taxa para concorrer a múltiplas vagas.
A segunda edição do CPNU está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



