Notícias

Na Página do Participante

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025; veja quem tem direito

Por Redação 28/04/2025 18h06
MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025; veja quem tem direito

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que estudantes da Rede Pública de Ensino que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 solicitem a isenção da taxa de inscrição. O novo prazo, que antes se encerraria em 25 de abril, foi estendido até o dia 2 de maio. A solicitação pode ser feita diretamente na Página do Participante.

O período para recursos, que ocorrerá de 12 a 16 de maio, e a divulgação dos resultados das isenções e justificativas, prevista para o dia 22 de maio, permanecem inalterados. É importante destacar que o pedido de isenção não garante automaticamente a inscrição no Enem. Os candidatos devem se inscrever formalmente quando o período for aberto, previsto para o dia 26 de maio. As provas do Enem 2025 ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), poderão solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrem nos seguintes perfis:

Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;

Participantes do programa Pé-de-Meia;

Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública;

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.


Documentos exigidos para solicitação

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos pessoais:

Documento de identificação (RG) do participante e dos membros do núcleo familiar;

Nome completo e CPF da mãe do participante;

Histórico escolar assinado pela escola;

Declaração escolar que comprove que o participante está cursando a última série do ensino médio em 2025, em qualquer modalidade, em escola pública.

Para candidatos isentos em 2024 que não compareceram à prova, será necessário enviar documentação que justifique a ausência. Mais detalhes sobre os documentos exigidos para a justificativa da falta podem ser consultados no anexo I do edital do Enem.

Na Rede Estadual de Alagoas, mais de 30 mil estudantes concluintes se inscreveram no Enem 2024, representando um crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. A participação dos alunos também teve um aumento significativo, com quase 80% dos estudantes comparecendo às provas, um aumento de 11 pontos percentuais em comparação a 2023, quando 69,5% dos alunos participaram.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu