Notícias
STF mantém prisão de Fernando Collor por maioria de votos
Decisão foi tomada por 6 votos a 4 após desistência de Gilmar Mendes em levar o caso ao plenário físico; defesa ainda busca prisão domiciliar por razões médicas
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (28), manter a prisão do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello. O julgamento, realizado em plenário virtual, terminou com placar de 6 a 4 a favor da manutenção da medida, determinada na quinta-feira (24) pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
Votaram com o relator os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Foram contrários à decisão os ministros André Mendonça, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Nunes Marques. O ministro Cristiano Zanin declarou-se impedido por atuar em ações relacionadas à Operação Lava Jato.
O julgamento foi temporariamente suspenso após pedido de Gilmar Mendes para que a análise fosse transferida ao plenário físico. No entanto, no sábado (26), Mendes retirou o pedido, permitindo que o processo fosse retomado e concluído na sessão virtual.
Na divergência, André Mendonça argumentou que os últimos recursos apresentados pela defesa deveriam ter sido admitidos. Para ele, a rejeição das peças por Moraes comprometeu o devido processo legal e tornou a ordem de prisão inadequada neste momento.
A defesa de Collor solicitou que a prisão seja convertida em domiciliar, sob a alegação de que o ex-senador apresenta comorbidades que exigem cuidados médicos. Dois laudos médicos foram juntados ao processo. O pedido está sob análise da Procuradoria-Geral da República (PGR).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Sem causa definida
Mulher é encontrada morta em Craíbas; marcas no corpo levam caso a investigação do IML
-
Confira
Natal de Maceió 2025 começa neste sábado com luzes, shows e presépio à beira-mar
-
Oportunidade
Confira as vagas ofertadas pelo IEL nesta semana
-
Correios acumulam prejuízo histórico e apostam em reestruturação para evitar colapso
-
Auditores condicionam retorno ao trabalho e acusam interferência de Ministério


