Notícias
Federação PP-União Brasil pode isolar Arthur Lira da presidência nacional do bloco
Posto deve ficar com União Brasil, apesar de articulação inicial que previa liderança do deputado alagoano
A formação da federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil, batizada de Federação Progressista, pode representar um revés estratégico para o deputado Arthur Lira (PP-AL). Embora tenha articulado os primeiros movimentos do grupo, Lira não deve assumir a presidência nacional da federação, como inicialmente previsto.
Segundo informações do jornalista Ricardo Mota, do portal Cada Minuto, o cargo ficará com o União Brasil, maior legenda da união. Com isso, Lira poderá ocupar apenas a vice-presidência da federação, que reúne 109 deputados federais e 14 senadores — a maior bancada do Congresso Nacional.
Além da força parlamentar, a nova federação terá acesso a um volume significativo de recursos: cerca de R$ 1 bilhão em fundo eleitoral e aproximadamente R$ 200 milhões em fundo partidário. A movimentação gera repercussões internas e pode provocar saídas pontuais, como a do deputado Alfredo Gaspar (UB-AL), que teria demonstrado desconforto com a configuração.
Apesar do cenário nacional adverso, Arthur Lira deve manter o controle da federação em Alagoas. A movimentação evidencia disputas por poder dentro do bloco recém-formado e pode influenciar o cenário político rumo às eleições municipais e à sucessão da presidência da Câmara.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



