Notícias
Mais da metade dos acidentes de trânsito em Alagoas envolvem motocicletas, aponta Atlas da Violência
Mais de 58% dos acidentes de trânsito registrados em Alagoas envolvem motocicletas, segundo dados do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) no Rio de Janeiro. O estado apresenta a terceira maior taxa do país, atrás apenas do Piauí (69,4%) e do Ceará (59,5%).
O relatório, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), incluiu pela primeira vez dados sobre violência no trânsito, com destaque para o crescimento das mortes envolvendo motociclistas.
Em 2023, o país registrou uma taxa de 16,2 mortes no trânsito por 100 mil habitantes, representando um aumento de 2,5% em relação a 2022. No caso específico dos acidentes com motocicletas, o crescimento foi ainda mais alarmante: a taxa passou de 5,6 para 6,3 mortes por 100 mil habitantes, um salto de 12,5%.
Apesar de Alagoas estar entre os estados com maior proporção de acidentes envolvendo motocicletas, não figura entre os seis com mais mortes proporcionais por esse tipo de ocorrência. Os estados com maiores taxas de óbitos em acidentes com motos são:
Piauí – 21%
Tocantins – 16,9%
Mato Grosso – 14,7%
Rondônia – 12,6%
Maranhão – 11,2%
Sergipe – 11,2%
Já os estados com menores taxas de mortes são:
Amapá – 2,3%
Rio de Janeiro – 2,4%
Distrito Federal – 2,4%
Acre – 3,7%
Rio Grande do Sul – 3,7%
São Paulo – 3,6%
Segundo o pesquisador do Ipea Carlos Henrique Carvalho, o crescimento das mortes está diretamente relacionado ao aumento da frota de motocicletas, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, onde a moto é muitas vezes o único meio de transporte acessível.
“A frota de moto vem aumentando muito, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, nos estados mais pobres, já que é um veículo mais acessível, de custo operacional baixo”, afirmou Carvalho.
No último dia 3 de maio, um grave acidente reforçou a gravidade da situação. Um motociclista por aplicativo e sua passageira morreram após a moto em que estavam colidir com um caminhão na Avenida Menino Marcelo, no bairro Antares, em Maceió. As vítimas foram atropeladas e morreram ainda no local.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



