Notícias
Gustavo Pontes completa três anos à frente da Sesau com avanços marcantes na saúde de Alagoas
Gestão é marcada por várias conquistas importantes como inaugurações e implantações de programas
Nesta quarta-feira (15), o médico ortopedista Gustavo Pontes de Miranda completa três anos à frente da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Desde que assumiu o comando da pasta em 15 de maio de 2022, o secretário tem liderado uma gestão marcada por investimentos estruturantes, ampliação da rede de atendimento e implantação de programas que têm transformado a realidade da saúde pública no estado.
Servidor público de carreira, Gustavo Pontes é médico ortopedista e traumatologista formado pela antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), com residência médica realizada na Fundação Hospitalar do Distrito Federal, em Brasília, levando sua experiência técnica e dedicação à gestão estadual, promovendo uma série de avanços que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
Durante esses três anos de gestão, Alagoas vivenciou uma expansão significativa da sua infraestrutura de saúde. Entre as principais inaugurações, destacam-se a Clínica da Família Dr. João Fireman, localizada no bairro Jacintinho, o Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene e a nova sede do Hemoal . Essas unidades ampliaram o acesso da população a atendimentos especializados e reforçaram a capacidade hospitalar do estado.
No interior, foram entregues as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Marechal Deodoro e Coruripe, além da inauguração da Unidade Especializada em Pré Natal de Alto Risco (Uepnar), que é uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria). A estrutura foi implantada para acolher as gestantes de alto risco que moram na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios.
Também foram assinadas as ordens de serviço para a construção dos novos hospitais de Palmeira dos Índios e Arapiraca, demonstrando o compromisso da gestão com a regionalização da saúde e a descentralização dos serviços.
Além das melhorias na infraestrutura, a gestão de Gustavo Pontes também implantou programas que têm impactado positivamente a vida dos alagoanos. O Programa Ver Melhor Alagoas é uma das iniciativas do Governo do Estado para ampliar o acesso a procedimentos oftalmológicos especializados, como consultas, exames e cirurgias, para a população que depende exclusivamente do SUS.
Outro programa iniciado durante a gestão é o Projeto Respirar que foi criado para melhorar a qualidade de vida de crianças com problemas respiratórios, principalmente aquelas que necessitam ou já passaram por traqueostomia. O projeto oferece diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar, com o objetivo de reverter a necessidade do dispositivo ou, em casos onde a traqueostomia foi necessária, garantir a melhor qualidade de vida possível
Outros destaques incluem o programa “Salva Mais”, voltado para a ampliação do atendimento em urgência e emergência com a integração do Corpo de Bombeiros com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o “Ambulatório de Endometriose”, que garante atenção especializada a mulheres com a doença, e o “Bate Coração”, focado no acompanhamento e tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares. A linha de cuidado em oncologia também foi reforçada com investimentos em estrutura e humanização do atendimento.
Para Gustavo Pontes, os avanços alcançados nestes três anos são resultado de um trabalho coletivo, pautado no compromisso com a saúde pública e no fortalecimento do SUS. “Nosso objetivo sempre foi garantir que os alagoanos tivessem acesso digno e resolutivo à saúde. É gratificante ver os frutos desse esforço chegando à população, com mais hospitais, novos programas e mais qualidade no atendimento”, destaca o secretário.
Ao lado de Gustavo Pontes desde o primeiro dia de trabalho na pasta, o assessor especial do gabinete Luiz Dantas destacou o empenho do gestor da Sesau em prol dos alagoanos. "Dr. Gustavo tem qualidades que não se encontra mais por aí. Compromissado, solidário, probo, altamente qualificado, estudioso e solidário. Jamais deixa ninguém para trás. Nestes três anos que o estou assessorando, garanto que não houve um dia sequer que sua vida não estivesse presa de maneira irrevogável à tarefa de cuidar da saúde pública dos alagoanos. Sua lealdade é canina aos protagonistas do grupo político que o incubiram desta missão. Sente-se confortável no campo progressista e isto faz dele um humanista radical. Quem paga esta conta é a família que de se certa forma emprestou o marido, pai e irmão para a sociedade alagoana. Em algum momento vão ter o Dr. Gustavo de volta."
Mais avanços
Nesta quinta-feira (15), os secretário Gustavo Pontes e éder Correia esteviveram em reunião com os secretários de Estado da Primeira Infância (Secria), Caroline Leite e Gustavo Phillipe, além do assessor técnico da engenharia da Sesau, Lucas Monteiro, para o alinhamento das obras de um centro para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Correios acumulam prejuízo histórico e apostam em reestruturação para evitar colapso
-
Auditores condicionam retorno ao trabalho e acusam interferência de Ministério
-
Invesitgações
Advogado defende prisão preventiva de Lulinha após novas acusações em depoimento à PF
-
Câmara concede Título de Cidadão Honorário ao vereador Luciano Marinho
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu



