Notícias
Aos 75 anos, agricultora atualiza certidão de casamento e emite novos documentos durante campanha do CNJ
A aposentada Nina Maria dos Santos, de 75 anos, foi uma das participantes da campanha Registre-se!, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca ampliar o acesso à documentação civil básica no país. Moradora da zona rural, a agricultora aproveitou a iniciativa para atualizar a certidão de casamento celebrada há mais de quatro décadas, em fevereiro de 1981, com João Batista dos Santos, já falecido.
Após 44 anos do matrimônio, dona Nina decidiu oficializar novamente, nos documentos, uma história construída com trabalho, união e dedicação à família. Juntos, o casal criou seis filhos, além de acompanhar o crescimento de netos e bisnetos. “Eu não tirei outra certidão de casamento porque não sabia que podia. Aí a moça me explicou que dava para fazer nessa campanha. O atendimento foi bom e, de repente, eu já estava com o documento”, relatou.
Com a nova certidão em mãos, ela também procurou o Instituto de Identificação e garantiu a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), um dos serviços oferecidos durante a campanha. O momento se tornou ainda mais especial com a participação de seus netos, Hérbere Vikle dos Santos Silva e Layla Eloá dos Santos Silva, que aproveitaram a oportunidade para emitir a primeira identidade.
A campanha Registre-se! tem como objetivo combater o sub-registro civil no Brasil e facilitar o acesso a direitos básicos por meio da regularização documental. A iniciativa conta com o apoio de cartórios, tribunais, defensorias públicas e instituições de assistência social em todo o país.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu
-
Primeira-dama realiza visita aos ambulantes durante os preparativos do Natal de Todos Nós
-
Programação
Confira horário, ordem de apresentação e como chegar ao Natal de Maceió
-
Ofensiva de grande escala
Operação Tenebris Tuning prende 12 e mira lavagem de dinheiro e corrupção em Alagoas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos



