Notícias
Mutirão de cirurgias pediátricas busca zerar fila de espera em Maceió
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, iniciou no último sábado (17) um mutirão de cirurgias pediátricas com o objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em crianças da capital. A ação contempla 23 tipos de cirurgias de média complexidade e busca beneficiar 400 crianças até o fim do mutirão.
De acordo com o secretário de Saúde, Claydson Moura, cerca de 30 cirurgias serão realizadas a cada semana, sempre aos sábados, no Hospital Nossa Senhora da Guia, localizado no bairro do Poço. O cronograma alterna entre consultas de triagem, cirurgias e avaliações pós-operatórias.
“Já operamos 700 crianças nos últimos seis meses e, com esse mutirão, vamos fechar o ano com a fila zerada. É um passo importante para garantir dignidade e atendimento rápido às famílias maceioenses”, afirmou o secretário.
A demanda foi inicialmente levantada pela Defensoria Pública do Estado, e prontamente atendida pela Prefeitura. Para agilizar os procedimentos, a gestão municipal adotou novas estratégias, como assumir a regulação direta das marcações cirúrgicas — antes sob responsabilidade apenas dos prestadores de serviço — e firmar parceria com a CIPEAL (Cirurgia Pediátrica de Alagoas Ltda.), que passou a atuar em conjunto com a Santa Casa.
Entre os procedimentos mais comuns realizados no mutirão estão a postectomia (circuncisão) e a herniorrafia (correção de hérnias), além de outros procedimentos de média complexidade.
Com a iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso de melhorar o atendimento pediátrico na rede pública e acelerar o acesso a cirurgias que fazem diferença no bem-estar e no desenvolvimento das crianças.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



