Notícias
Veja como se proteger de riscos elétricos durante o período de chuvas
Com vários municípios de Alagoas em alerta vermelho devido às fortes chuvas que atingem o estado, a Equatorial Alagoas emitiu um comunicado com orientações de segurança para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. A previsão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) aponta que as chuvas devem persistir por pelo menos mais 72 horas, aumentando os riscos de alagamentos e incidentes em áreas urbanas e rurais.
De acordo com o executivo da área de Segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio, é fundamental que os moradores redobrem os cuidados dentro de casa, especialmente em locais com goteiras, poças ou sinais de infiltração. “Em casos de alagamentos, como já temos registro em algumas cidades do nosso estado, se houver algum fio descascado, pode provocar um acidente grave ou até mesmo fatal. A recomendação é desligar o disjuntor geral do imóvel para evitar que a eletricidade entre em contato com a água”, alertou. Ele também orienta que, durante tempestades com raios e trovões, aparelhos como televisores, ventiladores e computadores sejam retirados das tomadas, sempre utilizando calçados de borracha, que ajudam a isolar o corpo da corrente elétrica.
Para quem estiver nas ruas durante temporais, a orientação é evitar áreas abertas como campos de futebol, praias, lagos, lagoas e locais elevados. Também é importante manter distância de postes, árvores e fiações elétricas. Durante a incidência de raios, veículos oferecem proteção adequada por causa dos pneus de borracha, que funcionam como isolantes.
A Equatorial reforça que não se deve realizar manutenção em telhados ou em equipamentos elétricos durante as chuvas, já que há risco elevado de choque ou descarga elétrica. Motoristas devem redobrar a atenção ao volante, evitando situações que possam causar acidentes com a rede elétrica, como colisões em postes.
Em caso de queda de cabos ou estruturas sobre a rede elétrica, a recomendação é não tocar nos fios nem em objetos em contato com eles. A população deve isolar a área e acionar imediatamente a Central de Atendimento da Equatorial, pelo número 0800 082 0196, além do Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Com o agravamento da situação climática, a distribuidora informou que aumentou o número de equipes em campo para atender emergências e restabelecer o fornecimento de energia nas localidades afetadas. A empresa também segue monitorando os alertas da Defesa Civil quanto ao volume das chuvas e à elevação do nível dos rios.
A Equatorial Alagoas alerta que, apesar dos esforços para atender às ocorrências com agilidade, o tempo de resposta pode ser maior em locais de difícil acesso, onde há registros de alagamentos, queda de barreiras e árvores. A empresa pede aos clientes que formalizem os chamados por meio dos canais oficiais: o WhatsApp da Assistente Virtual Clara, no número (82) 2126-9200; o site www.al.equatorialenergia.com.br; ou a Central de Atendimento 0800 082 0196, que funciona 24 horas por dia com ligação gratuita.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu
-
Primeira-dama realiza visita aos ambulantes durante os preparativos do Natal de Todos Nós
-
Programação
Confira horário, ordem de apresentação e como chegar ao Natal de Maceió
-
Ofensiva de grande escala
Operação Tenebris Tuning prende 12 e mira lavagem de dinheiro e corrupção em Alagoas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos



