Notícias
INSS adere ao Concurso Nacional Unificado e amplia total de vagas para 3.652
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oficializou sua adesão à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), elevando para 36 o número de órgãos federais participantes. A confirmação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Com a entrada do INSS, o número de vagas oferecidas no certame subiu de 3.352 para 3.652. As 300 novas oportunidades são exclusivas para o cargo de analista do seguro social, função de nível superior vinculada ao Ministério da Previdência Social.
A nova edição do CPNU contará com vagas distribuídas em nove blocos temáticos, incluindo posições nas recém-criadas carreiras transversais do governo federal, como analista técnico de justiça e defesa e analista técnico de desenvolvimento socioeconômico — com 250 vagas cada.
Segundo o MGI, a maioria das vagas será destinada a provimento imediato, com outras previstas para serem preenchidas a curto prazo, logo após a homologação dos resultados do concurso.
A banca organizadora do CPNU 2 ainda está em fase de definição. Em abril, o governo publicou o termo de referência para selecionar a instituição responsável pela aplicação das provas, por meio de chamamento público, com dispensa de licitação. Na primeira edição do concurso, a Fundação Cesgranrio foi a organizadora escolhida.
A expectativa é de que o edital seja publicado no início de julho, junto com o início das inscrições. A segunda edição do concurso manterá a estrutura da primeira, com provas aplicadas em 228 cidades de todas as regiões do país, reforçando a proposta de democratizar o acesso ao serviço público federal.
O cronograma preliminar prevê aplicação da prova objetiva em 5 de outubro de 2025 e da prova discursiva em 7 de dezembro do mesmo ano. A segunda etapa será exclusiva para os candidatos aprovados na primeira fase.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu
-
Primeira-dama realiza visita aos ambulantes durante os preparativos do Natal de Todos Nós
-
Programação
Confira horário, ordem de apresentação e como chegar ao Natal de Maceió
-
Ofensiva de grande escala
Operação Tenebris Tuning prende 12 e mira lavagem de dinheiro e corrupção em Alagoas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos



