Notícias
Alagoas tem 23 pontos impróprios para banho após chuvas, alerta IMA
Com o aumento das chuvas em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) emitiu um alerta à população sobre os riscos de banho em praias e lagunas. A água da chuva pode carregar resíduos urbanos — como lixo, esgoto e outros poluentes — que comprometem temporariamente a qualidade da água, especialmente em áreas próximas a rios e canais.
Na análise mais recente, realizada nos dias 19 e 20 deste mês, o IMA monitorou 76 pontos de balneabilidade no estado. Desses, 23 foram considerados impróprios para banho: 18 em praias e 5 em lagunas. Em Maceió, a situação é ainda mais preocupante — dos 20 pontos analisados, 13 estavam inadequados, o que representa 65% das praias da capital.
O gerente do Laboratório do IMA, o biólogo Paulo Lira, explica que o escoamento superficial provocado pelas chuvas leva diretamente resíduos urbanos aos corpos d’água, afetando a qualidade da água e aumentando o risco de contaminação.
"Após chuvas intensas, é comum o aumento dos níveis de contaminantes, especialmente de origem fecal, elevando o risco de doenças. Por isso, recomendamos evitar o banho de mar ou lagunas no dia seguinte às chuvas, principalmente em locais com histórico de poluição", destacou.
Como parte do compromisso com a saúde pública e o monitoramento ambiental, o IMA/AL publica semanalmente os resultados das análises de balneabilidade em seu site oficial e também no aplicativo Nossa Praia.
A plataforma permite que qualquer cidadão consulte, em tempo real, a qualidade das águas em todo o estado, o que facilita o planejamento seguro de momentos de lazer.
O órgão ambiental reforça a importância de seguir as orientações técnicas e consultar os dados atualizados antes de entrar em contato com a água.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



