Notícias
Justiça Eleitoral cassa chapa do PP em Marechal Deodoro por fraude à cota de gênero
A Justiça Eleitoral da 26ª Zona, com sede em Marechal Deodoro, cassou a chapa proporcional do Partido Progressistas (PP) nas eleições municipais de 2024 por fraude à cota de gênero. A decisão foi assinada pela juíza Fabíola Melo Feijão e acata uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) apresentada pelo ex-candidato a vereador Ednaldo Santos da Rocha.
Segundo a sentença, o partido lançou candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir o mínimo legal de 30% de candidaturas de um mesmo gênero, exigido pela legislação eleitoral. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também apontou que houve campanhas fantasmas, ausência de divulgação nas redes sociais e gastos eleitorais incompatíveis com as ações realizadas.
As candidatas citadas na ação — Mônica Lopes Rodrigues, Valderez Alexandre Souto (Vanda), Maria Gisélia Silva (Zélia Silva) e Ana Clara Figueiredo Rolim de Oliveira (Clara Rolim) — receberam votações irrisórias e declararam gastos elevados, sem comprovação de que os recursos foram usados de fato nas campanhas.
Com a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PP, todos os votos da legenda, incluindo os nominais aos candidatos a vereador, foram anulados. Os diplomas dos eleitos pela sigla também foram cassados.
A juíza determinou ainda a inelegibilidade de Mônica Lopes Rodrigues por oito anos, mas absolveu os demais envolvidos, incluindo o vereador eleito Hildebrando Tenório de Albuquerque Neto, o Del Cavalcante, atual presidente do partido no município. Apesar de reconhecer que ele se beneficiou politicamente, a Justiça entendeu que não há provas diretas de que ele tenha participado da fraude. A decisão ainda cabe recurso, mas, após o trânsito em julgado, a Justiça Eleitoral deverá reprocessar e retotalizar os votos para o cargo de vereador em Marechal Deodoro.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tráfico
ROCAM prende jovem de 26 anos suspeito de tráfico no Centro de Arapiraca
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas



