Notícias

Facilidade

Banco Central lança Pix Automático para pagamentos recorrentes; veja como funciona

Pix Automático é lançado pelo Banco Central para pagamentos recorrentes como contas e assinaturas

Por Redação com agências 04/06/2025 18h06
Banco Central lança Pix Automático para pagamentos recorrentes; veja como funciona

O Banco Central lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permitirá o agendamento automático de despesas recorrentes como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. O anúncio foi feito durante o evento Conexão Pix, com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, que destacou o impacto da ferramenta. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou. Segundo ele, o novo modelo amplia o acesso a serviços, inclusive para os 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito.

A funcionalidade já está em uso pelo Banco do Brasil desde o final de maio, mas estará disponível para todos os bancos a partir de 16 de junho. Inicialmente, apenas pessoas físicas poderão autorizar os pagamentos automáticos, e as empresas atuarão como recebedoras.

Como vai funcionar o Pix Automático


O usuário autoriza o débito automático uma única vez, definindo regras como o valor máximo de cada cobrança. Antes de cada pagamento, o sistema notifica o pagador para que ele possa verificar o valor. O Pix Automático será gratuito para o consumidor. Renato Gomes, diretor do BC, explicou que a nova modalidade une comodidade, facilidade e controle. “O cliente autoriza uma vez e pode cancelar a qualquer momento. Além disso, pode estabelecer limites para os valores pagos automaticamente”, disse.

A expectativa do Banco Central é que o Pix Automático reduza custos de cobrança para empresas, elimine a necessidade de convênios bilaterais (como os exigidos no débito em conta) e ajude a diminuir a inadimplência ao garantir a programação dos pagamentos.

Em 2023, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões em transações e segue ampliando sua abrangência com novas funcionalidades voltadas tanto ao mercado quanto à inclusão financeira.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu