Notícias
Cautela ordenada por Lula em escândalo do INSS pode abrir caminho para impeachment
Uma declaração recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está gerando forte repercussão e pode se transformar em nova crise política para o governo. Antes de embarcar para a França, Lula admitiu publicamente ter orientado a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) a agirem com “muita cautela” nas investigações sobre sindicatos e associações suspeitas de envolvimento em um esquema bilionário que pode ter prejudicado cerca de 9 milhões de aposentados do INSS.
A fala, considerada por parlamentares da oposição como uma tentativa de interferência direta em investigações, acendeu o alerta para a possibilidade de um novo pedido de impeachment contra o petista por crime de responsabilidade.
A oposição argumenta que a orientação presidencial pode ter freado o avanço das apurações e contribuído para a ausência de prisões, apesar da gravidade das denúncias. Para os críticos, Lula teria usado sua posição para proteger entidades que lhe são próximas — entre elas, o Sindicato dos Aposentados e Idosos da Força Sindical, cujo vice-presidente é seu irmão, Frei Chico. Também estão sob suspeita a Contag, ligada a familiares do deputado Carlos Veras (PT-PE), que teria recebido R$ 3,6 bilhões, e o Sindinapi, vinculado a aliados do atual e do ex-ministro da Previdência, com R$ 259 milhões repassados.
A revelação causou indignação entre deputados oposicionistas, que agora discutem juridicamente a viabilidade de enquadrar Lula por crime de responsabilidade, o que abriria caminho formal para um processo de impeachment. A situação se agrava pelo fato de o presidente ter elogiado publicamente algumas dessas entidades, o que, para críticos, revela alinhamento e tentativa de blindagem política diante do escândalo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



