Notícias

Ligação entre Maceió e Satuba

Cratera ameaça trecho da BR-316 e leva Maceió a decretar situação de emergência

Por Redação 07/06/2025 10h10
Cratera ameaça trecho da BR-316 e leva Maceió a decretar situação de emergência

Uma vistoria realizada na tarde desta sexta-feira (6) pela Defesa Civil de Maceió e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão, acendeu o alerta sobre os riscos na Ladeira do Catolé, importante ligação entre Maceió e Satuba. O motivo da preocupação é o avanço de uma voçoroca — uma enorme cratera — que ameaça comprometer a segurança da BR-316 no trecho.

A erosão, que vem se expandindo às margens da rodovia, levou o município a decretar situação de emergência no dia 29 de maio. O objetivo é agilizar as ações preventivas para evitar acidentes e danos estruturais mais graves.

Meia pista da ladeira, no sentido Maceió, já foi isolada pelo DNIT após o aparecimento de fissuras no asfalto, o que indica instabilidade no solo. Segundo os técnicos, o risco de desabamento aumenta com o tempo chuvoso.

“O primeiro passo será uma obra de drenagem para conter o avanço da erosão. Só depois disso é que as obras de contenção devem começar. Estamos trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível, mas com total segurança”, explicou o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

A Defesa Civil também informou que segue monitorando a voçoroca da Ladeira do Catolé e outras áreas de risco na capital. “Estamos mapeando todas as crateras, especialmente as que ficam em zonas urbanas, e produzindo relatórios técnicos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, faremos as intervenções necessárias para eliminar esses riscos”, concluiu Nobre.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu