Notícias

MP pediu informações ao Corpo de Bombeiros

Carros elétricos em garagens podem oferecer risco de incêndio, alerta MPAL

Por Redação 10/06/2025 14h02
Carros elétricos em garagens podem oferecer risco de incêndio, alerta MPAL

O crescimento da frota de carros elétricos em Alagoas, especialmente em Maceió, acendeu um alerta no Ministério Público Estadual (MPAL). A 66ª Promotoria de Justiça (Urbanismo) instaurou uma notícia de fato para apurar riscos envolvendo a recarga desses veículos em garagens de edifícios, inclusive em áreas de subsolo. A preocupação central é com a possibilidade de incêndios causados por superaquecimento das baterias de íons de lítio.

O promotor de Justiça Jorge Dória enviará ainda nesta terça-feira (10) um ofício ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) solicitando informações técnicas e medidas preventivas que possam ser adotadas. Segundo ele, o alerta é necessário, já que muitos moradores utilizam tomadas comuns dos prédios para carregar os veículos, sem estrutura adequada ou supervisão técnica.

O posicionamento do MPAL foi motivado por um relatório técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), que aponta para o risco de explosões e incêndios com temperaturas que podem ultrapassar os 1.000°C — o suficiente para comprometer gravemente a estrutura de edifícios, especialmente os de concreto, que começam a ceder a partir de 600°C.

A nota técnica recomenda que a recarga de carros elétricos seja feita preferencialmente em áreas externas e abertas, respeitando um distanciamento mínimo de três metros entre os veículos. Caso esse distanciamento não seja possível, deve-se enclausurar os limites da estação de recarga para evitar a propagação do fogo em caso de acidente.

“É preciso se antecipar e adotar medidas preventivas. Ainda não há uma legislação federal que trate do assunto, mas a demanda por carros elétricos cresce, e com ela os riscos associados ao carregamento inadequado. Vamos aguardar a manifestação do Corpo de Bombeiros e atuar com base nos estudos da nossa equipe técnica”, afirmou Jorge Dória.

O MPAL informou que tomará uma posição oficial após o retorno técnico do CBMAL e promete continuar acompanhando o tema, reforçando que prevenir é sempre a melhor solução.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu