Notícias
Carlo Acutis será canonizado em setembro como símbolo da fé na era digital
Carlo Acutis, conhecido como o primeiro santo da geração millennial, será oficialmente canonizado no dia 7 de setembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13) pelo papa Leão XIV, durante o Consistório Ordinário Público, no Vaticano. A cerimônia de canonização estava inicialmente agendada para 27 de abril, na Praça de São Pedro, como parte das celebrações jubilares voltadas para adolescentes. No entanto, com o falecimento do papa Francisco em 21 de abril, logo após a Páscoa, a data precisou ser alterada.
Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, Acutis faleceu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália, devido a uma leucemia fulminante. Os primeiros sintomas surgiram apenas um mês antes de sua morte.
Desde muito jovem, Carlo demonstrou talento notável com computadores, habilidade que usou para promover a fé cristã e ajudar os outros. Ele ficou especialmente conhecido por criar uma exposição online sobre milagres eucarísticos. O Vaticano o reconhece como um exemplo de santidade na era digital.
A beatificação de Carlo ocorreu em 10 de outubro de 2020, conduzida pelo então papa Francisco, que o elogiou por não ter se conformado com uma vida cômoda, mas sim por ter respondido às necessidades do seu tempo, enxergando Cristo nos mais vulneráveis.
Segundo o papa, o legado de Carlo inspira os jovens a descobrirem que a verdadeira felicidade está em colocar Deus em primeiro lugar e servi-Lo através dos irmãos, especialmente os mais necessitados.
Milagres reconhecidos
O primeiro milagre atribuído à intercessão de Carlo aconteceu em Campo Grande, Brasil, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em 2013. O caso envolveu Matheus Lins Vianna, então com três anos, diagnosticado com uma doença grave no pâncreas que o impedia de se alimentar normalmente. Após orações intensas da família e o toque do menino em uma relíquia de Carlo durante uma celebração, ele foi curado de forma inexplicável, o que foi posteriormente confirmado por exames médicos. O milagre foi reconhecido oficialmente em 2020, permitindo a beatificação do jovem.
A canonização se tornou possível após a comprovação de um segundo milagre: a cura de Valeria Valverde, uma jovem costa-riquenha de 21 anos, que sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, na Itália, em 2022. Seis dias após o acidente, sua mãe fez uma peregrinação ao túmulo de Carlo em Assis e deixou um bilhete pedindo pela recuperação da filha. No mesmo dia, Valeria começou a respirar sem ajuda de aparelhos e, no dia seguinte, recuperou os movimentos dos braços e parte da fala. Desafiando todas as expectativas médicas, Valeria fez sessões de fisioterapia durante uma semana e, dois meses após o acidente, no dia 2 de setembro de 2022, ela própria viajou até Assis, junto com a mãe, para agradecer pela cura.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



