Notícias

Oeste indiano

Acidente aéreo deixa sete mortos no Himalaia

Informações preliminares apontam que o mau tempo e a visibilidade comprometida foram determinantes para o acidente

Por Redação com agências 15/06/2025 14h02
Acidente aéreo deixa sete mortos no Himalaia
Equipe de resgate no local da queda de um helicóptero no norte da Índia, no dia 15 de junho de 2025 - Foto: Reuters / State Disaster Response Force (SDRF)

Sete pessoas morreram na manhã deste domingo (15), no norte da Índia, após a queda de um helicóptero em uma região montanhosa do Himalaia. A aeronave fazia o trajeto entre o santuário de Kedarnath e a cidade de Guptkashi, ambos pontos de uma importante rota de peregrinação hindu.

Segundo autoridades locais, as vítimas eram cinco peregrinos, um representante do comitê do templo e o piloto. A tragédia ocorreu sob condições meteorológicas desfavoráveis. Informações preliminares apontam que o mau tempo e a visibilidade comprometida foram determinantes para o acidente.

O helicóptero caiu no distrito de Rudraprayag. O governo do estado de Uttarakhand suspendeu temporariamente os voos na região de Kedarnath até, pelo menos, segunda-feira (16), como medida preventiva. O diretor-geral de informação do estado, Bansidhar Tripathi, alertou que nos últimos 45 dias já foram registrados dois acidentes e três pousos de emergência na mesma rota.

O ministro-chefe do estado, Pushkar Singh Dhami, lamentou a tragédia em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter) e afirmou que as equipes de resgate — incluindo a Força Estadual de Resposta a Desastres — foram mobilizadas imediatamente após o ocorrido.

Em nota oficial, Dhami informou ainda que determinou a abertura de uma investigação formal para apurar as causas do acidente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu