Notícias

Polícia Federal indicia Bolsonaro, Filho e Ramagem por suposta espionagem ilegal

Por Redação com agências 17/06/2025 17h05
Polícia Federal indicia Bolsonaro, Filho e Ramagem por suposta espionagem ilegal

A Polícia Federal indiciou nesta segunda-feira (data fictícia) o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), no inquérito que investiga o suposto uso irregular da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro. À época, Ramagem era o chefe do órgão.

Segundo a investigação, o grupo teria montado uma estrutura clandestina dentro da Abin para espionar ilegalmente autoridades públicas e obter informações sigilosas — inclusive de integrantes do governo paraguaio, em meio às negociações do contrato da usina de Itaipu.

Além dos três, também foram indiciados integrantes da atual cúpula da agência, hoje comandada por Luiz Fernando Corrêa. Com isso, a PF finalizou o inquérito da chamada “Abin Paralela” e encaminhou as conclusões ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com os investigadores, agentes e delegados da PF cedidos à Abin, junto com servidores do órgão, teriam formado uma organização criminosa para executar ações de espionagem fora dos limites legais.

Nem Bolsonaro nem Ramagem comentaram o indiciamento — ambos, no passado, negaram qualquer envolvimento em irregularidades. Carlos Bolsonaro, por sua vez, foi às redes sociais e classificou a operação como “politicamente motivada”, apontando interesse eleitoral com foco em 2026.

A Abin, oficialmente, não se pronunciou. Em abril, o diretor-geral havia divulgado uma nota afirmando estar à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu