Notícias
Condenado por destruir relógio histórico em 8 de janeiro é solto pela Justiça de Minas Gerais
A Justiça de Minas Gerais determinou a soltura de Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado a 17 anos de prisão por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ele foi um dos responsáveis pela invasão ao Palácio do Planalto e pela destruição de um relógio do século 17, peça histórica do acervo da Presidência da República.
A decisão, assinada na última segunda-feira (16) pelo juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, concedeu ao réu o direito à progressão para o regime semiaberto. Antônio Cláudio estava preso desde janeiro de 2023, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Condenado pelo STF a 17 anos de prisão, ele foi responsabilizado por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, destruição de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Durante o processo, o próprio réu confessou ter participado da invasão e danificado o relógio histórico, fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot e presenteado ao imperador Dom João VI pela corte francesa em 1808.
Após os ataques, Antônio Cláudio fugiu para Uberlândia (MG), onde foi localizado e preso pela Polícia Federal. O relógio, gravemente danificado, passou por um delicado processo de restauração anunciado no início de 2024, com apoio de especialistas e relojoeiros suíços.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



