Notícias

Declaração

Líder de partido político em Portugal anuncia investigação contra Gilmar Mendes

Ventura também aproveitou para criticar duramente o governo do presidente Lula

Por Redação com agências 23/06/2025 12h12
Líder de partido político em Portugal anuncia investigação contra Gilmar Mendes
Gilmar Mendes, ministro do STF - Foto: Divulgação

O líder do partido português de extrema-direita Chega!, André Ventura, anunciou nesta segunda-feira (23) que pretende investigar a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em Portugal. A declaração foi feita em uma publicação na rede social X, onde Ventura afirmou que o partido realizará um levantamento próprio sobre a influência, patrimônio e rede de interesses do magistrado no país europeu.

Ventura também aproveitou para criticar duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o Brasil caminha para uma “ditadura”. Segundo ele, o Executivo e seus aliados mantêm uma extensa rede de contatos em Portugal que, segundo o dirigente, servem para protegê-los.

“Todos sabemos que o Governo Lula e os seus amigos tiveram e ainda têm em Portugal um lote grande de amigos que lhes aparam os golpes, mesmo tendo em conta a ditadura em que o Brasil se está a tornar. Esse tempo, no que depender do CHEGA, vai acabar”, escreveu Ventura.

Fundado por Ventura em 2019, o Chega! ganhou destaque na política portuguesa com um discurso forte contra a imigração, a corrupção e em defesa de penas mais severas para criminosos, incluindo propostas como a castração química para estupradores reincidentes.

A comunidade brasileira em Portugal, a maior entre os imigrantes no país, tem sido impactada pela retórica do partido, que tem promovido narrativas controversas e alimentado discursos de ódio e xenofobia.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu