Notícias

Melhoria dos índices educacionais

Alagoas aposta em pacto com municípios para levar estado ao topo da educação nacional

Por Redação 24/06/2025 16h04
Alagoas aposta em pacto com municípios para levar estado ao topo da educação nacional

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23), o governador Paulo Dantas reforçou o compromisso do governo estadual com a melhoria dos índices educacionais em Alagoas. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, e reuniu prefeitos e secretários municipais de Educação de todo o estado.

Durante o evento, Dantas anunciou o pagamento do Prêmio Escola 10, no valor de R$ 20 milhões, que será repassado no dia 29 de setembro às redes de ensino que atingiram as metas educacionais pactuadas com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O prêmio integra a estratégia do Governo do Estado para incentivar o avanço nos indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

"Estamos unidos em um propósito: garantir uma educação de qualidade, com alfabetização na idade certa, construção de creches e fortalecimento do regime de colaboração com os municípios", declarou o governador, ao lado do presidente da AMA, Marcelo Beltrão.

A expectativa do governo é que a parceria resulte em mais avanços nos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), previsto para este ano, e impacte positivamente o Ideb de 2025. Alagoas, que já figurou na última posição do ranking nacional, alcançou em 2023 a terceira melhor nota do Nordeste e a sétima do país entre as redes estaduais.

O objetivo, agora, é colocar Alagoas entre os três primeiros colocados no Brasil. Para isso, foi estabelecida uma meta coletiva: alcançar nota 7 na média ponderada dos municípios. Segundo o presidente da AMA, esse cálculo foi feito com base no desempenho dos últimos três ciclos do Ideb. “Se todos os municípios atingirem as metas pactuadas, conseguiremos uma média estadual de 7, que colocaria Alagoas entre os melhores do país”, explicou Marcelo Beltrão.

A secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos, destacou que a proposta é assegurar metas realistas e apoio técnico às redes municipais. “O pacto une Estado e municípios em torno de um projeto comum. As metas são factíveis e já estão sendo trabalhadas nas escolas”, afirmou.

Ela reforçou que o programa Escola 10 funciona como um guarda-chuva das ações estratégicas voltadas à educação pública em Alagoas. Além do incentivo financeiro, o governo promete manter o suporte técnico, investimentos em infraestrutura e monitoramento constante das metas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu