Notícias
Presidente da Câmara irrita governo ao antecipar votação sobre IOF
Para o governo Lula, a decisão pode comprometer o orçamento
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), provocou desconforto no Palácio do Planalto ao anunciar, sem aviso prévio e pelas redes sociais, que colocaria em votação nesta quarta-feira (25) o projeto que suspende o decreto de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Segundo apuração do G1, a decisão foi recebida como uma quebra na relação institucional entre os Poderes. O governo esperava que a Câmara aguardasse a divulgação do relatório bimestral das contas públicas, prevista para 22 de julho, antes de discutir a medida. A antecipação pegou a articulação política de surpresa e frustrou os planos do Executivo de avaliar o impacto fiscal da proposta antes de qualquer avanço no Congresso.
“Não se respeita mais rito nesta Câmara. O governo foi surpreendido com essa pauta para hoje. Ainda espero uma conversa com Hugo Motta ainda pela manhã. Foi quebra de relação”, afirmou uma fonte ligada ao Planalto.
Para o governo Lula, a decisão pode comprometer o orçamento, especialmente porque o decreto do IOF já havia passado por ajustes. Integrantes da base aliada viram a atitude como um gesto de afronta, por desconsiderar o contexto mais amplo da reforma tributária que será enviada ao Congresso.
Nos bastidores, a movimentação de Motta é interpretada como um sinal de pressão política da Câmara sobre o governo, especialmente em um momento de tensão na base aliada. Parlamentares vêm reclamando de atrasos na liberação de emendas e de falta de interlocução com o Planalto em temas sensíveis.
Além disso, a antecipação da pauta é vista como uma tentativa de o presidente da Câmara afirmar protagonismo dentro da Casa e no cenário político nacional, reforçando a autonomia do Legislativo em meio a embates recorrentes com o Executivo.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



