Notícias

Celular Seguro

Polícia retoma nesta quarta devolução de celulares roubados a vítimas em Maceió e Arapiraca

Por Redação 25/06/2025 15h03
Polícia retoma nesta quarta devolução de celulares roubados a vítimas em Maceió e Arapiraca

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) inicia nesta quarta-feira (25) a segunda etapa de devolução de celulares roubados ou furtados que foram recuperados pelo programa Celular Seguro. Ao todo, 466 vítimas foram convocadas para receber seus aparelhos de volta, em ações que ocorrerão em Maceió e Arapiraca. A restituição começa hoje na sede da SSP, no Centro de Maceió, e segue até sexta-feira (27), sempre das 8h às 12h. Em Arapiraca, a entrega será nos dias 2, 3 e 4 de julho, no mesmo horário, no 3º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Novo Horizonte. Para receber o aparelho, é necessário apresentar um documento de identidade com foto. A lista com os nomes dos convocados está disponível no site da SSP.

Lançado em janeiro deste ano, o Celular Seguro já recuperou 618 aparelhos roubados, furtados ou perdidos em Alagoas. Desses, 152 já foram devolvidos aos donos que haviam registrado boletim de ocorrência. A localização dos dispositivos é feita com base no número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), rastreado com apoio das operadoras.

Muitos dos aparelhos foram recuperados após os usuários atuais serem intimados a devolvê-los voluntariamente, por meio de mensagens enviadas via WhatsApp pelo canal oficial da SSP. Também houve apreensões durante operações conjuntas da Polícia Militar e Polícia Civil. A orientação da pasta é que qualquer mensagem recebida fora dos canais oficiais seja desconsiderada, já que pode se tratar de tentativa de golpe.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destaca que o objetivo é quebrar a cadeia do crime envolvendo celulares. “Estamos combatendo não só o roubo, mas também o comércio irregular desses aparelhos. Muitas pessoas compram celulares sem saber que são produtos de origem criminosa. Por isso, é fundamental sempre exigir nota fiscal e checar a procedência”, afirma.

A checagem da situação de um celular pode ser feita gratuitamente com o número IMEI — que pode ser consultado digitando o código *#06# no discador do telefone. Com o IMEI em mãos, é possível verificar restrições no site da Anatel: www.gov.br/anatel.

Denúncias sobre venda ou receptação de celulares irregulares podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu