Notícias

Índice Global da Paz

Argentina lidera ranking de país mais seguro da América do Sul; Brasil ocupa 130ª posição global

Levantamento analisou 163 países com base em 23 indicadores que medem segurança interna, conflitos e grau de militarização levantamento analisou 163 países com base em 23 indicadores que medem segurança interna, conflitos e grau de militarização

Por Redação com agências 26/06/2025 08h08
Argentina lidera ranking de país mais seguro da América do Sul; Brasil ocupa 130ª posição global
Javier Milei - Foto: Reprodução

A Argentina foi classificada como o país mais seguro da América do Sul, enquanto o Brasil aparece entre os piores colocados da região, ocupando a 130ª posição no ranking global, segundo o Índice Global da Paz (GPI) 2025, divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto para Economia e Paz (IEP).

O levantamento analisou 163 países com base em 23 indicadores que medem segurança interna, conflitos e grau de militarização. Com uma pontuação de 1.768, a Argentina subiu cinco posições no ranking global, alcançando o 46º lugar, impulsionada pela redução da violência, maior estabilidade política e queda na percepção de criminalidade.

Apesar das medidas econômicas austeras implementadas pelo presidente Javier Milei, o país manteve a ordem interna, o que contribuiu para seu bom desempenho. A única piora foi registrada no financiamento a operações de paz da ONU.

Brasil entre os últimos da América do Sul
O Brasil ficou em 130º lugar, superando apenas Venezuela (139º) e Colômbia (140º) entre os países sul-americanos.

Dos 11 países avaliados na América do Sul, oito melhoraram suas pontuações em 2025. Apenas Bolívia, Equador e Venezuela registraram piora nos índices.

O GPI é publicado anualmente e é um dos principais indicadores mundiais de segurança e estabilidade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu