Notícias

A partir de 1º de julho

Detran Alagoas abre inscrições para CNH gratuita voltada a inscritos no CadÚnico

Por Redação 27/06/2025 16h04
Detran Alagoas abre inscrições para CNH gratuita voltada a inscritos no CadÚnico

Moradores de Alagoas inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) poderão se inscrever, a partir da próxima terça-feira (1º), no programa CNH do Trabalhador, que oferece gratuitamente a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B. A iniciativa é do Detran Alagoas e terá 3.505 vagas nesta primeira edição.

As inscrições seguem até o dia 31 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran-AL (www.detran.al.gov.br). As regras estão descritas na Portaria nº 1.206/2025, publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AL, Marco Fireman, o programa tem investimento de mais de R$ 3 milhões. “A CNH do Trabalhador é uma política pública para dar oportunidade a quem sempre sonhou em ter habilitação, mas não tinha condições financeiras. Isso representa mais autonomia, mobilidade e acesso ao mercado de trabalho”, afirmou. Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis no site do Detran (detran.al.gov.br) e no Instagram oficial do órgão (@detranalagoas).

Para participar, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

Ter mais de 18 anos;
Estar inscrito no CadÚnico Alagoas até 31/12/2024;
Possuir ensino fundamental completo;
Morar em Alagoas;
Ter CPF e documento de identidade com foto.

As vagas foram distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios do estado.

O programa será dividido em três etapas: inscrição, seleção e abertura do processo de habilitação. A lista com os selecionados será divulgada a partir de agosto. Após a convocação, os beneficiários serão divididos em dois grupos:

Grupo 1: abertura do processo entre 08/08 e 06/11
Grupo 2: abertura do processo entre 08/09 e 07/12

Após a abertura do serviço, o candidato deverá realizar exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas e, se aprovado, iniciar as aulas teóricas em um Centro de Formação de Condutores (CFC) indicado pelo Detran.

Todo o processo deve ser concluído em até 12 meses. Em caso de reprovação ou ausência nos exames, os custos para novo agendamento serão de responsabilidade do candidato.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu