Notícias

Levantamento

Junho chove 41% acima do previsto e já soma 217 ocorrências em Maceió

Volume de chuva foi 41% maior que o esperado e deixou 52 pessoas desalojadas

Por Redação com assessoria 30/06/2025 12h12
Junho chove 41% acima do previsto e já soma 217 ocorrências em Maceió
Condições climáticas são analisadas em tempo real no Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

O mês de junho terminou com um volume de chuvas 41% acima do previsto em Maceió, segundo dados divulgados pela Defesa Civil municipal. Foram registrados 457 milímetros de precipitação ao longo do mês, enquanto a média esperada era de 323 mm, de acordo com a Normal Climatológica. O acumulado faz de junho um dos meses mais chuvosos do ano na capital alagoana.

Mesmo com o grande volume de chuvas, nenhum acidente grave foi registrado. O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, atribui esse resultado às ações preventivas realizadas pelo órgão e à colaboração da população. “Isso reflete o impacto do trabalho preventivo e a consciência da população em deixar os locais de risco nos dias de fortes chuvas”, afirmou.

Durante o mês, a Defesa Civil atendeu 217 ocorrências, a maioria relacionada a problemas estruturais em edificações e ameaça de deslizamento de solo. Os dados fazem parte de um total de 1.793 atendimentos realizados no primeiro semestre de 2025. Apenas os problemas estruturais já somam 545 registros, enquanto as ameaças de deslizamentos totalizam 296.

Nos últimos 15 dias, 52 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas temporariamente para casas de familiares. A situação também elevou o alerta nas bacias hidrográficas, embora a Defesa Civil informe que as boias do Rio Mundaú estão em nível de observação, sem risco imediato de inundação.

Antes de junho, o mês de maio também já havia chamado atenção pelo excesso de chuvas, com um volume 75% acima da média e o registro de 1.148 ocorrências.

Para o mês de julho, a previsão é de 270 mm de chuva, o que mantém o alerta em áreas de risco. A Defesa Civil continuará com o trabalho de monitoramento em tempo real, por meio do CIMADEC (Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil), que emite alertas em caso de riscos iminentes.

A previsão para esta segunda-feira (30) indica tempo instável e pancadas de chuva de intensidade variável ao longo do dia. Já na terça-feira (1º), o tempo deve ficar mais ameno, com sol entre nuvens e chuvas isoladas no fim da tarde e à noite.

“Nosso trabalho não para. Todos os dias temos equipes nas ruas, orientando a população e realizando os encaminhamentos necessários para cada caso. Temos a missão de trazer mais segurança para a população e salvar vidas”, reforça Abelardo Nobre.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu