Notícias

Natural do município de Atalaia

Morre Xameguinho, sanfoneiro e ícone do forró alagoano

Por Redação 30/06/2025 13h01
Morre Xameguinho, sanfoneiro e ícone do forró alagoano

O músico Sebastião José Ferreira Marcelino, mais conhecido como Xameguinho, morreu na manhã desta segunda-feira (30), em Maceió. Natural do município de Atalaia (AL), o multiartista era uma das principais referências do forró tradicional em Alagoas. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto.

Aos 62 anos, Xameguinho construiu uma longa trajetória como sanfoneiro, produtor e diretor musical. Ele ganhou projeção nacional ao acompanhar o cantor Kara Véia, com quem dividiu palcos e estúdios nos anos 2000, período em que o gênero vaquejada conquistava espaço nas rádios do Brasil. Juntos, lançaram o disco A Cara Metade das Vaquejadas, que trouxe sucessos como “Filho Sem Sorte”, “Mulher Ingrata e Fingida” e “Foi Você”.

A morte de Xameguinho pegou amigos e músicos de surpresa. “Hoje é um dia muito triste para a cultura nordestina. Nós estávamos trabalhando para a retomada da banda do Kara Véia e até já tínhamos shows marcados para julho. Ele me ligou ontem à noite animado com o projeto ‘Xameguinho e Banda Renascer’”, disse o músico Zé Pardal, ex-baterista de Kara Véia e parceiro de longa data de Xameguinho. Detalhes sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

No último sábado (28), Xameguinho se apresentou ao lado de Zé de Princesa e Banda, durante um evento junino no Centro de Convenções de Maceió. Um vídeo enviado à imprensa mostra a última performance do músico, que manteve sua paixão pela música até os últimos dias.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu