Notícias
Pesquisa aponta que 46% dos deputados federais avaliam governo Lula de forma negativa e 27%
Levantamento ouviu 203 parlamentares e indica pior avaliação do atual governo na Câmara dos Deputados
A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que 46% dos deputados federais avaliam negativamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pior índice desde o início do mandato, em janeiro de 2023. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 203 parlamentares entre 7 de maio e 30 de junho de 2025 — cerca de 40% da Câmara dos Deputados. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
A avaliação positiva da gestão petista também recuou, atingindo o menor patamar do mandato: apenas 27% classificam o governo como bom ou ótimo. Outros 24% consideram a administração regular, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
Desde o primeiro levantamento com deputados, em agosto de 2023, a desaprovação do governo Lula aumentou 13 pontos percentuais, saltando de 33% para os atuais 46%. Já a aprovação caiu de 35% para 27% no mesmo período.
Rejeição cresce entre deputados independentes
A maior virada na percepção do governo Lula ocorreu entre os deputados que se consideram independentes. Em dois anos, a avaliação negativa nesse grupo subiu de 20% para 44%, enquanto a positiva caiu de 18% para apenas 8%.
Entre os parlamentares da base do governo, 71% continuam avaliando Lula positivamente (eram 74% em 2023), enquanto 2% têm avaliação negativa. Já entre os deputados da oposição, 96% reprovam a gestão petista.
Para 51% dos deputados, a relação do governo Lula com o Congresso é ruim, crescimento de 10 pontos em relação a 2023. Apenas 18% consideram a relação positiva (eram 24% no ano passado), e 30% veem como regular.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)



