Notícias
Soldado maranhense perde parte da perna após pisar em mina na guerra da Ucrânia
Apesar da gravidade do ferimento, o estado de saúde é estável
O maranhense Rafael Paixão, de 26 anos, teve parte da perna esquerda amputada após pisar em uma mina-borboleta durante uma missão de combate na guerra entre Ucrânia e Rússia. Natural de Imperatriz, ele atua como voluntário no 3º Batalhão da Brigada de Assalto do Exército Ucraniano.
Segundo relatos da família, Rafael precisou se arrastar por cerca de nove quilômetros até receber socorro, com o apoio de outro militar. Ele foi submetido a uma cirurgia e teve a perna amputada do joelho para baixo. Apesar da gravidade do ferimento, o estado de saúde é estável, conforme informou a família.
A notícia do ferimento chegou aos parentes na quarta-feira (2), por meio de uma ligação do hospital onde o jovem está internado. Em vídeo enviado à imprensa, a mãe de Rafael, Neila Paixão, relatou o desespero da família ao saber do acidente.
“Ele foi operado, está hospitalizado, perdeu o pé esquerdo, um pouco abaixo do joelho, mas está vivo, né? Foi um milagre de Deus. Ele contou que andou nove quilômetros arrastado por outro militar que o ajudou. Ele estava muito machucado, mas graças a Deus conseguiu sobreviver”, afirmou emocionada.
Antes de ir para a guerra, Rafael cursava Direito em uma faculdade particular em Imperatriz. Em agosto de 2024, ele deixou o Brasil e se mudou para a Holanda com a então namorada. Após o fim do relacionamento, decidiu se alistar como voluntário na Ucrânia.
Durante mais de 20 dias, a família perdeu contato com Rafael, o que gerou boatos sobre sua morte nas redes sociais. A informação foi desmentida pelo próprio soldado em uma chamada recente.
A mãe do maranhense relatou ao G1 que ele foi influenciado por colegas que conheceu na Europa e que a família chegou a enviar e-mails ao governo ucraniano e buscar auxílio junto às autoridades brasileiras para conseguir informações durante o período em que o jovem esteve incomunicável.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



