Notícias
Retomada da exigência de visto freia crescimento de turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Com nova regra em vigor desde abril, Brasil registra queda no número de visitantes desses países no segundo trimestre de 2025, após alta nos três primeiros meses do ano
O Brasil interrompeu a trajetória de crescimento no número de turistas estrangeiros após voltar a exigir vistos de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A nova regra passou a valer em 10 de abril, por meio de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dados divulgados pela Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, apontam que a exigência impactou diretamente o fluxo de viajantes oriundos desses três países.
Entre janeiro e março de 2025, o país recebeu 320.229 turistas provenientes dos EUA, Canadá e Austrália, um aumento de 25,3% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 255.522. No entanto, entre abril e junho, já sob a vigência da nova exigência, o número de visitantes caiu para 176.491, levemente abaixo dos 177.526 registrados no segundo trimestre do ano anterior, o que representa uma retração de 0,6%.
Diante das críticas à medida, o Itamaraty encaminhou ao Senado uma nota justificando a retomada da exigência. No texto, o Ministério das Relações Exteriores afirma que a decisão segue os princípios da política migratória nacional, baseada na reciprocidade e no tratamento igualitário entre os países.
O órgão também argumenta que a isenção de vistos, adotada durante o governo Bolsonaro, não teve efeito relevante sobre o número de visitantes: em 2019, os quatro países (incluindo o Japão, que não está no novo decreto) respondiam por 8,8% dos turistas internacionais; em 2024, esse índice caiu para 8,4%.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



