Notícias
Veto de Lula à ampliação da Câmara pode reduzir bancada de Alagoas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o projeto aprovado pelo Congresso que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais. A informação foi divulgada pela jornalista Ana Flor, da GloboNews. Caso a decisão se confirme, Alagoas poderá perder uma das nove cadeiras que possui atualmente na Câmara dos Deputados.
A proposta de ampliação do número de parlamentares foi elaborada para redistribuir as vagas conforme os dados do Censo Demográfico de 2022, beneficiando estados com aumento populacional. Para evitar que unidades da federação com perda relativa de população, como Alagoas, ficassem com menos representantes, o Congresso optou por propor a elevação total de cadeiras.
Com o possível veto, a bancada federal alagoana corre risco de ser reduzida, o que impactaria diretamente também a composição da Assembleia Legislativa do Estado, já que o número de deputados estaduais é proporcional ao de federais.
A sinalização de Lula preocupa lideranças políticas locais e pode gerar tensão com a Câmara dos Deputados, que apoiou majoritariamente o projeto. O prazo para que o presidente sancione ou vete a medida termina nesta quarta-feira (16).
Segundo Ana Flor, o governo federal está dividido quanto à decisão. “Com o veto, o Congresso teria que optar pela derrubada do veto, com todo seu desgaste. Há duas semanas o governo se divide entre ministros favoráveis e contrários a um veto de Lula”, afirmou a jornalista.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



