Notícias
Lula veta Projeto de Lei que prevê aumento no número de deputados
Veto ainda será analisado pelos parlamentares
O presidente Lula (PT) vetou, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que previa o aumento do número de deputados federais de 513 para 531 a partir da próxima legislatura. A proposta, aprovada pelo Congresso em junho, tinha como objetivo preservar o número de cadeiras de alguns estados que poderiam ser afetados por uma readequação baseada no novo Censo.
A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17). O veto presidencial agora segue para apreciação do Congresso Nacional, que poderá mantê-lo ou derrubá-lo. Se for derrubado, a medida passa a valer.
A mudança foi debatida após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 2023, determinou a redistribuição das cadeiras na Câmara conforme os dados mais recentes do IBGE. Embora o número total de deputados permanecesse em 513, estados com variações populacionais significativas deveriam ter o número de representantes ajustado.
Sete estados corriam o risco de perder vagas: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para evitar essa redução, o Congresso aprovou o aumento no total de deputados, o que agora foi barrado por Lula. Se o veto for mantido, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fazer a redistribuição conforme a determinação do STF.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



