Notícias

Para recuperar índices vacinais

Ações em escolas já aplicaram mais de 18 mil vacinas em crianças e adolescentes de Alagoas

Por Redação 19/07/2025 11h11
Ações em escolas já aplicaram mais de 18 mil vacinas em crianças e adolescentes de Alagoas

Mais de 18,5 mil doses de vacinas foram aplicadas em crianças e adolescentes em escolas públicas de Alagoas, como parte da mobilização nacional para recuperar os índices vacinais entre o público infantojuvenil. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A estratégia já alcançou escolas em 79,4% dos municípios alagoanos. Segundo a Sesau, os 102 municípios do estado aderiram ao programa, que tem como foco ampliar a cobertura vacinal, combater a desinformação e prevenir doenças imunopreveníveis. Ao todo, cerca de 725 mil alunos devem ser contemplados.

Para apoiar as ações em todo o país, o Ministério da Saúde destinou R$ 150 milhões a estados e municípios. Desse montante, R$ 3,8 milhões foram repassados a Alagoas para viabilizar as campanhas de vacinação em ambiente escolar.

A assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, reforça que as escolas são espaços estratégicos para promover a saúde. “Além de facilitar a atualização da caderneta vacinal, o ambiente escolar permite abordar temas ligados à vacinação de forma integrada ao currículo e ao nível de desenvolvimento dos alunos”, explicou.

Ela também destacou a importância da articulação entre saúde e educação para manter a vacinação como pauta permanente nas escolas. “O planejamento conjunto permite o monitoramento, a busca ativa de crianças com esquema vacinal incompleto e contribui para o alcance das metas do PNI”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário nacional no primeiro quadrimestre de 2025, revertendo uma tendência de queda observada desde 2016. O avanço é atribuído à retomada do PNI, ao fortalecimento das campanhas e ao abastecimento regular de imunizantes.

Entre os principais avanços de cobertura vacinal no país estão:


Tríplice Viral D1: de 86,59% para 91,86%
Pneumo10 (1º reforço): de 80,66% para 89,13%
Meningocócica C (1º reforço): de 72,50% para 88,35%
BCG: de 63,59% para 88,29%
Hepatite B (<30): de 63,50% para 84,93%

A expectativa do governo federal é manter a tendência de crescimento da cobertura vacinal e reforçar a vacinação como política pública contínua, com apoio de estados e municípios.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu