Notícias

Segurança Pública

Curso de Análise Criminal capacita 37 profissionais da segurança pública no Agreste de Alagoas

Por Redação com assessoria 19/07/2025 10h10
Curso de Análise Criminal capacita 37 profissionais da segurança pública no Agreste de Alagoas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) concluiu, nesta sexta-feira (18), em Arapiraca, o curso de Análise Criminal voltado para profissionais que atuam no Agreste de Alagoas. Ao todo, 37 agentes de unidades operacionais foram capacitados para utilizar ferramentas estratégicas voltadas à prevenção e ao combate à criminalidade.

A cerimônia de encerramento foi realizada no auditório do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e contou com a presença do chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, e do secretário de Defesa Social de Arapiraca, coronel RR Enio Bolivar. O curso foi coordenado pelas Chefias de Ensino Integrado (Chei) e Especial de Inteligência (Cheisp).

Durante uma semana, os participantes aprofundaram conhecimentos em tecnologia, estatísticas aplicadas, teorias e metodologias de análise criminal. A formação também incluiu estudos de caso e produção de relatórios, com o objetivo de aprimorar a atuação policial baseada em evidências.

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso, sargento Kariny Freitas, a qualificação vai além da operação de softwares. “A Análise Criminal vai além da técnica: é compromisso com a sociedade, responsabilidade com a verdade e coragem para enfrentar os desafios da criminalidade com inteligência”, afirmou. Segundo ela, a formação continuada fortalece as instituições e prepara os profissionais para atuarem com conhecimento e estratégia.

Além dos policiais, participaram do curso dois integrantes da Secretaria de Defesa Social de Arapiraca e o coordenador de monitoramento da Equatorial Energia. Também estiveram presentes na solenidade de encerramento o chefe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP (Neac), major Fernando Maia; o secretário-adjunto de Defesa Social de Arapiraca, coronel Dorgival Ferreira; e os oficiais da Cheisp, majores Daniel Medeiros e Eliandro Viana, além do capitão Diego Mahatma.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu