Notícias

Aumento na violência

Tiroteios por disputas entre grupos armados crescem no 1º semestre em Salvador, Recife e Belém

Relatório do Instituto Fogo Cruzado revela aumento de confrontos violentos, vítimas baleadas e chacinas em ações policiais nas três capitais e regiões metropolitanas

Por Redação com CNN Brasil 21/07/2025 12h12
Tiroteios por disputas entre grupos armados crescem no 1º semestre em Salvador, Recife e Belém

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por aumento nos tiroteios e vítimas baleadas em disputas entre grupos armados nas regiões metropolitanas de Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA). É o que revela um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, que aponta crescimento da violência em recortes específicos, como ações policiais e impacto sobre crianças e adolescentes.

Na Grande Recife, o número de tiroteios por disputa entre facções subiu de 1 para 18 em um ano, com 16 mortos e 11 feridos. O estado também bateu recorde de vítimas de balas perdidas: 39 pessoas atingidas, das quais 35 morreram. Dez crianças foram baleadas, sendo duas mortas.

Já em Salvador e região, foram 81 confrontos armados, com 45 mortos e 28 feridos, número semelhante ao de 2024. No entanto, as mortes em chacinas cometidas por policiais saltaram de 17 para 57, um crescimento de 235%. O número de adolescentes baleados em operações também aumentou 367%.

Em Belém, o total de tiroteios caiu ligeiramente (de 312 para 292), mas quase metade ocorreu durante ações policiais, com 139 registros e 14 mortos em chacinas. Também houve tiroteios com mortes em três comunidades quilombolas, e o número de idosos assassinados subiu 33%.

Coordenadores do Fogo Cruzado alertam para a escalada da violência e criticam a ausência de políticas públicas efetivas para prevenir esses crimes. Os governos estaduais foram procurados pela reportagem, mas não se manifestaram.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu