Notícias
Casos de picadas por escorpiões crescem em Maceió e autoridades reforçam alerta à população
Com a chegada do período de temperaturas mais amenas, aumenta também a incidência de escorpiões em áreas urbanas de Maceió — especialmente em locais com entulho, lixo ou restos de construção. Somente em 2025, já foram registrados 2.795 casos de picadas por escorpiões na capital alagoana, o que acende um alerta para a prevenção e os cuidados com o ambiente doméstico.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça as orientações à população para evitar acidentes com escorpiões e saber como agir em caso de picada.
Segundo Rosicleide Barbosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a recomendação principal é procurar atendimento médico imediatamente. “Em caso de picada, a orientação é buscar uma das UPAs — Jacintinho, Tabuleiro ou Trapiche da Barra — o quanto antes. Se possível, a vítima deve levar o escorpião para identificação da espécie pelo profissional de saúde”, explica.
Equipes de agentes de combate às endemias seguem realizando vistorias em imóveis e ações educativas em diversos bairros. O veterinário Charles Nunes, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, destaca que o trabalho inclui busca ativa por vestígios de escorpiões, diálogo com os moradores e captura dos animais, que são enviados para a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
No entanto, ele ressalta que as medidas de prevenção dentro de casa são fundamentais. “Entre as principais orientações estão eliminar entulhos e restos de obra, manter o lixo bem acondicionado, evitar acúmulo de materiais desnecessários e instalar telas em ralos, frestas e caixas de gordura. Além disso, é importante revisar roupas, toalhas, lençóis e calçados antes de usar, principalmente se estiverem guardados há muito tempo”, afirma.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



