Notícias

Falha no sistema

Vazamento de dados atinge mais de 11 milhões de chaves Pix ligadas ao Judiciário

Por Redação com agências 24/07/2025 17h05
Vazamento de dados atinge mais de 11 milhões de chaves Pix ligadas ao Judiciário

Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados cadastrais vazados em um incidente que envolveu o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), segundo informou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na noite desta quarta-feira (23). O sistema é utilizado por juízes para comunicação direta com o Banco Central (BC), especialmente para bloqueio de ativos em processos judiciais.

De acordo com o CNJ e o BC, foram expostos dados de 11.003.398 chaves Pix, incluindo nome do titular, chave Pix, nome do banco, número da agência e da conta. O vazamento ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho, e, segundo os órgãos, a falha foi rapidamente corrigida.

Apesar da grande quantidade de registros afetados, o CNJ e o Banco Central afirmam que nenhum dado sensível foi acessado, como senhas, saldos, extratos ou informações sob sigilo bancário. O vazamento se limitou a dados cadastrais, que não permitem movimentação de valores ou acesso direto às contas.

O CNJ anunciou que irá disponibilizar um canal de consulta online para que os cidadãos possam verificar se foram afetados pelo incidente. A ferramenta será divulgada exclusivamente no site oficial do CNJ (www.cnj.jus.br) e será o único meio oficial de comunicação sobre o caso. O órgão alerta para que a população desconfie de contatos por e-mail, SMS ou telefone se passando por instituições oficiais.
O Banco Central ressaltou que, embora a legislação não exija notificação pública em casos como este, optou por divulgar o ocorrido em nome da transparência. O BC também informou que já iniciou uma apuração detalhada e que irá atualizar sua página oficial sobre incidentes relacionados ao Pix com informações sobre o caso.

O Sisbajud, que substituiu o antigo sistema BacenJud, tem sido uma ferramenta fundamental para a execução de decisões judiciais que envolvem o bloqueio de bens e valores.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu