Notícias

Economia

Preço do gás natural vendido pela Petrobras cai cerca de 14% a partir de 1º de agosto

Por Redação com agências 28/07/2025 15h03
Preço do gás natural vendido pela Petrobras cai cerca de 14% a partir de 1º de agosto

A Petrobras anunciou que o preço da molécula de gás natural vendido às distribuidoras terá uma redução média de 14% a partir da próxima sexta-feira (1º). A queda nos contratos firmados com as concessionárias reflete a variação do petróleo Brent e da taxa de câmbio no trimestre mais recente.

Segundo a estatal, os ajustes seguem os contratos que preveem atualizações trimestrais, atreladas ao preço internacional do petróleo e ao câmbio. No período avaliado, o Brent caiu 11%, enquanto o real se valorizou 3,2% frente ao dólar.

A companhia também destacou que a redução pode ser ainda maior em alguns contratos, a depender de mecanismos como prêmios por performance e incentivo à demanda. Desde dezembro de 2022, o preço da molécula acumula queda de 32%. Com os incentivos, esse percentual pode ultrapassar 33%.

A Naturgy, concessionária que atende o estado do Rio de Janeiro, informou que cerca de 1 milhão de clientes serão beneficiados com a redução nas tarifas, que entrará em vigor no mesmo dia, 1º de agosto.

Na região metropolitana do Rio (Ceg), a queda será de:

1,39% para consumidores residenciais (consumo de 7m³/mês)

1,45% no segmento comercial (400 m³/mês)

3,73% para postos de GNV

3,47% para indústrias (3Mm³/mês)

No interior do estado (Ceg Rio), os cortes serão ainda maiores:

3,50% para residências

4,07% para o comércio

7,27% para postos de GNV

5,56% para a indústria

GNV segue como combustível mais econômico

De acordo com a Naturgy, o Gás Natural Veicular (GNV) mantém-se como a alternativa mais barata para motoristas fluminenses. A empresa calcula que o custo por quilômetro rodado com GNV chega a ser 50% menor do que o da gasolina ou do etanol. Além disso, veículos movidos a GNV recebem desconto de 62,5% no IPVA.

“Um carro popular percorre cerca de 14 km com 1 m³ de GNV, enquanto faz 7 km com 1 litro de etanol e 10 km com 1 litro de gasolina”, informou a concessionária. O GNV também emite cerca de 25% menos CO₂ em comparação com combustíveis líquidos. Motoristas interessados podem simular a economia no site da Naturgy, que também oferece um aplicativo que localiza postos com GNV e dá dicas de segurança.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu