Notícias
TJ de Alagoas aprova primeira permuta entre juízes de tribunais diferentes no Brasil
O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) aprovou, nesta terça-feira (29), a primeira permuta de magistrados entre tribunais estaduais distintos desde a regulamentação do tema pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A troca envolve o juiz Bruno Araújo Massoud, da 3ª Vara Cível de Palmeira dos Índios (AL), e o juiz Christiano Silva Sibaldo de Assunção, da 1ª Vara de Itaitinga, no Ceará.
A permuta, inédita no país, foi possível graças à Resolução nº 603, publicada pelo CNJ em dezembro de 2024, que regulamenta o artigo 93, inciso VIII-B, da Constituição Federal. A norma estabelece critérios e procedimentos para a troca de magistrados de primeiro e segundo graus entre tribunais estaduais e o do Distrito Federal.
No âmbito estadual, o TJAL também disciplinou o processo por meio da Resolução nº 11, de maio de 2025, que detalha os trâmites internos e garante a observância das diretrizes nacionais estabelecidas pelo CNJ.
A efetivação da permuta ainda depende de aprovação pelo Tribunal de Justiça do Ceará, que deverá analisar o pedido nos próximos dias. Com a confirmação, os magistrados trocarão oficialmente de jurisdição, marcando um avanço na mobilidade funcional no Judiciário brasileiro.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



