Notícias
Alagoas lança ferramenta digital para agilizar liberação de mercadorias em averiguação
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou, nesta segunda-feira (28), uma nova funcionalidade digital que permite a comprovação de pagamento de mercadorias em averiguação de forma mais ágil. A novidade está integrada à assistente virtual Nise e busca acelerar a liberação de cargas, promovendo mais autonomia para contribuintes e eficiência nos processos fiscais.
A medida foi desenvolvida após levantamento da Gerência de Operações de Trânsito (Geot), que apontou que cerca de 80% das contestações envolviam apenas a apresentação de comprovantes de pagamentos já realizados — como Documentos de Arrecadação (DARs) —, mas que não estavam vinculados automaticamente aos Termos de Averiguação (TAs).
Com a nova ferramenta, a comprovação é feita de forma semiautomatizada, e o retorno ao contribuinte é dado em até um dia útil, sem necessidade de atendimento presencial ou espera no chat. “Esse novo serviço representa mais um esforço das nossas equipes para elevar a qualidade do nosso atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação dos usuários”, afirmou Neurisnaldo Guerra, chefe de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz.
A funcionalidade já está disponível na assistente virtual Nise, acessível 24 horas por dia pelo site www.sefaz.al.gov.br ou pelo canal no Telegram: @nise_sefaz_al_bot.
Atualmente, o sistema digital da Sefaz já permite consultar pendências, emitir DARs e contestar TAs, inclusive por erro de cálculo ou decisão judicial. Com a nova etapa, voltada exclusivamente à comprovação de pagamentos, a expectativa é acelerar a liberação de mercadorias retidas e reduzir a burocracia.
“Acreditamos que, com esse novo fluxo, vamos facilitar o acesso às mercadorias e oferecer respostas mais rápidas e eficazes”, avaliou Ozias Alencar, gerente da Geot.
A funcionalidade é resultado de uma atuação conjunta entre a Geot, a Gerência de Atendimento ao Contribuinte (GAC) e a Chefia de Atendimento ao Contribuinte (CAC1), que mapearam os principais gargalos no atendimento e desenvolveram soluções para segmentar e agilizar o fluxo de demandas.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



